Assim o presidente do boi Garantido, Telo Pinto definiu o último ensaio técnico do “Boi do Povão”, para os três dias de disputa do Festival Folclórico de Parintins 2011.
Com a participação de dançarinos de Parintins, Macapá, Manaus e Maués, o Garantido afinou os ajustes coreográficos para a arena e mostrou aos torcedores, que o boi vem preparado para o embate em todos os blocos, inclusive no bloco cênico coreográfico. “Fizemos tudo dentro de uma margem de tempo que nos permite apresentar um grande espetáculo e ainda brincar de boi na arena do bumbódromo”, afirmou Telo.
Para ele, a polêmica sobre a vinda de artistas de outras cidades é algo que não preocupa os dirigentes e torcedores do bumbá. “O Garantido vem cantando a miscigenação do Brasil e do povo amazônida, que segundo Darcy Ribeiro, é o povo mais brasileiro dentre as regiões. Por que não contar com a participação de todos que fazem esse imenso pedaço do Brasil para contar as nossas raízes? Questiona ele. “Para que tratar nossos irmãos amazônidas com preconceito?”, indaga.
Itens em sintonia
Com cronômetro cartesiano, o Garantido ensaiou com todos os itens e a Batucada Encarnada das 21h às 00:00hs deste domingo. Amparados pelo programa Juma, um software desenvolvido pela equipe de concentração, os dirigentes e técnicos do bumbá fizeram os ajustes certos para não comprometer a apresentação na arena do bumbódromo. “Posso dizer que após esse três dias de ensaio, o Garantido tem domínio de quase cem por cento de seu tempo e espaço na arena, o resto é conseqüência da hora e do momento, mas, deixamos muito pouco para ajustar”, afirma Telo Pinto.
Para ele, a união dos itens e a desenvoltura nos ensaios, mostra o quanto o boi vem preparado para a contenda com o contrário. “Fizemos uma bateria de ajustes e o que mais nos empolgou foi ver a união dos itens e o respeito com que todos encaram o desafio de botar um novo Garantido na arena”, comemora o presidente.
Um dos momentos mais aplaudidos foi a encenação da Figura Típica Regional “O Seringueiro”. Com movimentos precisos, a equipe do corpo teatral do boi mostrou aos presentes, a rotina dos soldados do látex, nordestinos que vieram para a Amazônia para fazer a riqueza dos barões da borracha e ajudaram a construir a identidade miscigenada do povo amazônida.
Com o encerramento dos ensaios técnicos, o Garantido entra na fase de finalização total, ficando as equipes de acabamento, incumbidas de “esmerilhar” todos os detalhes da exibição do vermelho para o disputa do 46º Festival Folclórico de Parintins.
Assessoria Garantido
0 comentários:
Postar um comentário