domingo, 19 de junho de 2011

PRIMEIRO ENSAIO TÉCNICO DO GARANTIDO EM APOTEOSE TRIBAL

A apoteose tribal dos figurantes que compõem o espetáculo cênico e coreográfico do Garantido marcou a primeira noite de ensaio técnico da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, nesta sexta-feira, 17.  O grupo de dançarinos encenou o rico mundo étnico brasileiro. Na performance de cada brincante e no coletivo de modo geral uma pequena mostra do que o boi Garantido vai apresentar nas três noite do festival 2011. “Eles vão desenvolver a teatralizações de ritos, momentos xamânisticos e cenas da realidade do cotidiano indígena, retratando a cultura do povo miscigenado brasileiro”, destacou o presidente Telo Pinto.
O ensaio técnico de ontem foi correspondente ao apresentado no dia 24 e teve a duração de pouco mais de duas horas. Além do momento tribal, a noite contou com a evolução de todos os itens individuais e coletivos, levando-se em conta o tempo de cada apresentação. Os grupos foram divididos em blocos musical, cênico-coreográfico e artístico, além de vaqueirada, celebração folclórica, figura típica regional, celebração tribal, lenda amazônica e ritual indígena. “Essa passagem é na realidade para simular todos os momentos, quadro a quadro do que vai acontecer na arena do bumbódromo, uma vez que nós não temos como ensaiar com toda estrutura de alegoria e pessoas dos três espetáculos”, diz Fred Góes, coordenador da Comissão de Artes do Garantido.
Os pontos levados em consideração foram com relação à ordem de cada módulo que será montado na arena e a disposição dos personagens e principalmente para tomar o tempo de apresentação de cada espetáculo. “Pelo nosso planejamento nós temos uma hora e dez minutos, ganhando uma margem de 20 minutos para apresentar um espetáculo sem correria”, revelou Fred Góes. Ele explica que esse é um trabalho muito minucioso e muito focado na questão do tempo, para que a coordenação de arena cumpra com precisão tudo aquilo que foi planejado.
O apresentador Israel Paulain como mestre de cerimônia da festa comandou espetáculo antecipado para a nação vermelha e branca. O levantador de toadas Sebastião Júnior repassou todo o repertório musical que vai concorrer ao item 11 - toada, letra e música. Tony Medeiros como amo do boi tirou versos de desafios ao contrário. A galera esteve presente e cantado as toadas em um coro uníssono e inconfundível, numa demonstração do porque não perde há 12 festivais consecutivos como a melhor galera.
No palco a batucada que traz o melhor conjunto rítmico do festival apresentou a cadência dos batuqueiros da Baixa de São José. A sinhazinha da fazenda Ana Luisa Faria, cunhã-poraqnga Tatiane Barros, rainha do folclore Patrícia de Góes, porta estandarte Raissa Barros e o pajé André Nascimento deram um show à parte numa demonstração de inovação em seus movimentos e garra dos itens vencedores.
A coordenação geral ficou a cargo do presidente Telo Pinto, Fred Góes e todos os coordenadores que formam a equipe de arena do Garantido. Hoje á noite acontece o ensaio técnico da noite 25. 

Texto: Marcondes Maciel
Foto: Paulo Sicsú/Élcio Farias

0 comentários:

Postar um comentário