A equipe de coreógrafos responsáveis pela elaboração do projeto cênico da apresentação de arena da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido para as três noites do Festival Folclórico 2011 definiu todos os detalhes para a disputa nas noites de 24, 25 e 26 deste mês no bumbódromo. A coordenação dos trabalhos está sob a responsabilidade do membro da Comissão de Artes Chico Cardoso e dos coreógrafos Hélio Siqueira, Pedro Evangelista e equipe.
De acordo com Chico Cardoso todos os anos é necessário reunir um contingente de voluntários, entre bailarinos profissionais, semi-profissionais e amadores, pessoas que nunca dançaram, porém que fazem um trabalho compatível com os espetáculos que o Garantido apresenta no bumbódromo. “A gente começou um trabalho mais cedo, um trabalho estético de dança mais apurado para que a gente possa fazer com que a parte humana do espetáculo corresponda com a parte alegórica o que é muito impressionante no Garantido”, disse Cardoso.
O papel principal do grupo cênico do Garantido, explicou Chico Cardoso, é desenvolver a teatralização e dança, com movimentos frenéticos e ao mesmo tempo mais livres para dar uma visão impressionante na arena. “Nós vamos trazer aproximadamente 700 pessoas dentro dos quadros do Garantido, como celebração folclórica, ritual indígena, lendas e figura típica e vamos fazer realmente um grande espetáculo, não só movido pela questão do alegórico, mas como do humano também”, ressaltou. Cardoso diz que “o casamento do cênico com alegórico devem estar absolutamente perfeito, numa prospecção que a gente faz para a arena esse ano. E a porrada vai ser muito seca!”, alfinetou.
Chico Cardoso afirma que o Garantido sempre surpreende com as performances na arena. “A gente já tem o espírito de guerreiro. Essa é marca do povo da Baixa de São José e é isso que a gente consegue imprimir, a qualidade do resultado final desse trabalho”, destacou. Ele assegura que o público todo pode esperar um grande trabalho feito por essa parte coreográfica e cênica do Garantido. “E com certeza vai ser um espetáculo na arena”, definiu Cardoso.
Texto: Marcondes Maciel
Fotos: Paulo Sicsú e Élcio Farias
0 comentários:
Postar um comentário