Faltando menos de duas semanas para o Festival Folclórico de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), o clima dentro dos galpões é de muita adrenalina. A disputa, este ano, será realizada no dias 24, 25 e 26 de junho, no Bumbódromo.
É a fase final dos retoques, serviços de acabamento, pintura e atenção redobrada às alegorias, que são revestidas com tecido especial. Elas inovam na praticidade e na condução até a arena. Esta fase para os artistas é a mais complicada porque requer detalhes e testes meticulosos da engenharia dos movimentos. É a famosa robótica dos artistas da Ilha. O vasto mundo imaginário do caboclo inspirado nas lendas, fábulas e mitos da floresta ganham nova forma nas temáticas de evolução.
Os artistas do Garantido se empenham para reconquistar o título. “Entusiasmo e dedicação é o que não falta”, diz o artista Marialvo Brandão, que também é membro da Comissão de Artes do bumbá. “Miscigenação”, que é o tema do boi, fala da diversidade da humanidade, suas culturas, e das etnias. Tudo no Garantido terá que estar pronto até o dia 21 de junho, avisa o coordenador da Comissão de Artes, Fred Góes. A partir do dia 22 o boi inicia o transporte das alegorias para a concentração do Bumbódromo.
No festival de 2011, quatro artistas estreiam no Caprichoso: Algles Ferreira, Glaucivan Oliveira, Rogério Azevedo e Jorgino Carvalho (Pojó). Este último é irmão de Karú Carvalho, que não renovou contrato com a diretoria. São eles que trabalham e comandam parte do Galpão Central.
“É a oportunidade para mostrar o nosso trabalho. Iremos surpreender o público e a galera”, disse Algles, que tem trabalho também no Rio de Janeiro, dedicado às escolas de samba. “Vamos mostrar porque o Caprichoso é um boi que encanta”, completa Rogério, artista que teve grande destaque na confecção de tribos do bumbá azul e branco.
O Caprichoso aposta nos mistérios para levar o bicampeonato. Basta tentar prever o que diz o slogan “A Magia que Encanta”. O galpão fica localizado no entorno do Bumbódromo, mas o transporte de alegorias do local também começará no dia 22 de junho.
Jonas Santos
Da Equipe de A Crítica
0 comentários:
Postar um comentário