A preparação foi longa, iniciou logo após o Festival do ano passado, quando entrou faltando três dias para a festa em substituição a Robson Júnior. Sebastião diz que está mais seguro também pelo tempo e por ter participado de todo o processo de produção do bloco musical, passando desde a escolha das toadas até a produção do CD e do DVD.
A preparação dele para enfrentar David não se restringiu a parte musical. Conscientes de que o timbre de voz de Sebastião é diferente do levantador contrário, o suporte será maior e interação é a palavra-chave de toda a estratégia de vitória. E ela envolve áreas distantes do bumbá, como galera. Os coreógrafos, por exemplo, foram orientados a desenvolver danças simples e que pudessem ser reproduzidas na galera. A inspiração veio curiosamente da torcida azul do Grêmio, que a cada gol do time desce as arquibancadas em bloco. A interação virá quando Sebastião levantar toadas, como a do ritual Matawe Kukenam, de Ronaldo Barbosa Júnior, e a galera reproduzir a coreografia bruxuleante na arquibancada dando a impressão de que está vibrando com o cantor.
O mesmo raciocínio vale para a Batucada que foi treinada para tocar no ritmo ligeiramente mais baixo de Sebastião. Conforme o mestre da Batucada do Garantido Alessandro Cabral tocar com Sebastião Júnior é uma emoção diferente, mas os ritmistas já estão adaptados a nova realidade. Ele lembra que pelo tempo que David passou no Garantido a interação fluía naturalmente e sem necessidade de muitos ensaios. “Essa mudança é normal, o David saiu, veio o Robson Júnior e nos adaptamos, mas ficou doente e apareceu o Sebastião, nós continuamos fazendo o nosso trabalho”, analisou.
Na avaliação de Alessandro, no festival do ano passado o talento de Sebastião só foi visto na toada “Lamento de Raça”, de Emerson Maia. “Foi nela que o Sebastião conquistou o público”. Já para esse primeiro festival completo, Alessandro revela que a palavra é interação completa entre Sebastião, o apresentador Israel Paulain, a Batucada e a Galera. “É daí que vai surgir a vitória”, sinaliza, acrescentando que o levantador e Israel têm muito carisma.
Para completar o tripé musical dentro da arena e garantir uma vitória sobre David, quem também terá papel fundamental para o sucesso de Sebastião é o apresentador Israel Paulain, que normalmente faz a introdução das toadas. Nos ensaios técnicos, a maior preocupação dos envolvidos no bloco musical foi adequar a passagem dessa introdução feita por Israel para o inicio do solo de Sebastião. “Não pode haver quebra, tem que ser uma passagem rápida e harmônica”, disse Israel.
Gerson Severo Dantas
Da equipe de A Crítica
0 comentários:
Postar um comentário