segunda-feira, 13 de junho de 2011

Garantido homenageia o dia de Santo Antônio em Parintins

O boi bumbá Garantido tomou as ruas de Parintins na noite deste domingo (12), na tradicional saída em homenagem a Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Sob a luz das fogueiras, toadas e muita animação, mais de duas mil pessoas, conforme estimativa da Policia Militar, seguiram do curral da Baixa do São José até a Praça Digital, na região central da cidade.

De acordo com o presidente do bumbá, Telo Pinto, a saída do boi é um dos eventos mais tradicionais da temporada bovina e reforça o compromisso do Garantido com a tradição iniciada pelo fundador Lindolfo Monteverde.

O maestro da batucada, Clemilton Pinto, o “ Peara” , disse que a saída do boi mostra a força da galera, que toma as ruas enquanto os torcedores do boi contrário preferem ficar no curral”.

Ainda no curral velho do bumbá, muita gente fez questão de cantar toadas antigas antes da partida da carreata e a batucada acabou contagiada pelo desejo dos torcedores.
“Isso é melhor do que o festival, pois tem a verdadeira raiz do boi”, diz a estudante Michele Brelaz dos Santos, 17.

A saída do bumbá também resgata uma velha tradição dele parar na frente das fogueiras armadas nas casas de moradores conhecidos.

Isso aconteceu nas ruas Armando Prado e Boulevard, onde varios moradores prepararam grandes fogueiras, enfeitaram as ruas com baloes e bandeirolas para receber o garantido.
Apesar do discurso forte do Garantido, a galera azulada da ilha nao foi as ruas por uma boa razao: o Fescriarte, o festival de arte das criancas do Caprichoso e o ensaio das tribos, que fizeram lotar o curral Zeca Xibelão.

No ensaio, os responsáveis da area de coreografia fizeram testes de tomada de tempo e de ocupacao do espaco da arena.
“Nao sei se estas sao as coreografias que vamos levar ao bumbodromo, mas sao eventos importantes para afinar a sincronia do bumba’, disse a assessor do bumba, Josene Araujo.


Fonte: Jornal Acrítica

0 comentários:

Postar um comentário